Allyson discute falta de cronograma com comissão de aprovados do concurso de bombeiros do RN

O Deputado Estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) recebeu durante reunião virtual nesta terça-feira (30), demandas da comissão de aprovados do concurso de bombeiros militares do Rio Grande do Norte. A comissão pede ao parlamentar apoio na cobrança do cronograma do certame, ocorrido no ano de 2017.

O integrante da comissão Geraldo Varela lembra que o concurso obteve 878 aprovados e convocou 244 para o curso de formação. No entanto, apenas 87 se formaram.

“O que a gente quer e precisa é que se faça um cronograma do concurso, com datas informando quando a gente vai fazer o TAF, os exames médicos, o psicoteste. O estado da corporação de bombeiros do Rio Grande do Norte é crítico. Para se ter uma ideia, hoje o RN conta com 15 guardas vidas para proteger e dar segurança na orla das praias. No estado da Paraíba é três vezes maior que o efetivo de bombeiros do RN”, destacou Geraldo.

“É preciso entender que a segurança pública não é só composta pela Política Militar, mas também do Corpo de Bombeiros. Estamos falando de um concurso que foi realizado antes do concurso da PM e que tem o efetivo bem inferior”, concluiu.

Lucas Souza, integrante da comissão de aprovados, afirmou que “a gente precisa estar no orçamento do próximo ano e que a gente consiga fazer o TAF, os exames, o psicoteste ainda este ano”.

O presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBM-RN), Subtenente Eliabe Marques, enfatizou que a comissão conta com apoio do comandante do Corpo de Bombeiros, o que é muito importante. “A situação dos bombeiros do RN é uma vergonha. Estamos apenas em quatro cidades. São décadas de omissão e negligência. A pauta tem um apelo social, é oportuna e necessária. Se não houver essa mobilização as coisas não acontecem”, afirmou.

Allyson Bezerra relatou luta semelhante do mandato em relação ao concurso da Polícia Militar no ano passado com realização de audiências públicas e diversas cobranças. Destacou que irá buscar informações junto ao Comando do Corpo de Bombeiros e reafirmou que o mandato está à disposição para trabalhar.

“Assim como fizemos sobre o concurso da Polícia Militar, que chegou até nós, vamos levantar essa voz na Assembleia Legislativa. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para contribuir com a convocação dos aprovados”, finalizou.