Flora do RN ganha mais um destaque internacional em 2020

Esse é o segundo Guia sobre a flora do Estado
que ganha uma publicação em 2020

A flora do Rio Grande do Norte ganhou mais um reconhecimento internacional nesta semana. O Guia Cactaceae do RN foi publicado pelo Field Museum de Chicago, nos Estados Unidos, reunindo 14 espécies de cactos que possuem ocorrência no Estado, tanto no Bioma de Caatinga quanto na Mata Atlântica. Esse é o segundo Guia sobre a flora do Estado que ganha uma publicação em 2020, e apresenta plantas nativas do RN. O Guia Cactaceae é uma produção da bióloga Amanda Cristina Dantas de Souza, do botânico Alan de Araújo Roque e da Profª Dra. Alice Calvente (UFRN).

De acordo com o botânico Alan Roque, responsável pelo Laboratório de Botânica do Parque das Dunas, o sentimento é de satisfação ao ver a flora potiguar ser divulgada para o mundo. “Esse é um trabalho feito em parceria com o Herbário UFRN, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ao todo, esse ano participei da produção de três guias: um sobre árvores do Parque das Dunas, publicado no mês de setembro; o atual, sobre espécies de cactos, e outro ainda em análise, para a Floresta Nacional de Açu. É um sentimento de alegria ao ver nosso trabalho ganhar repercussão e poder contribuir com a divulgação e conservação da nossa Natureza”, afirma.

Os Guias de Campo representam uma forma de engajamento com o mundo natural, seja por meio de pesquisa, conservação ou observação da natureza. São importantes ferramentas para educação ambiental e auxiliam pesquisadores e visitantes a obterem conhecimento a respeito da flora de um determinado local. São guias práticos, 100% gratuitos que podem ser impressos, plastificados e levados para observação em campo.

“O Guia de cactos traz 14 espécies e algumas delas ameaçadas de extinção, a exemplo da coroa-de-frade (Melocactus violaceus), que possui ocorrência em nosso Parque das Dunas, parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Esse é um trabalho muito importante para divulgarmos a flora do Estado, pois as pessoas não conhecem, não sabem da sua importância. E quando divulgamos esses guias, que são práticos e de fácil acesso, a população passa a conhecer e consequentemente, aprende a identificar e cuidar”, ressaltou o botânico.

Alan reitera, ainda, que “é uma maneira de simplificar a Ciência sem diminuir sua importância, trazendo informação de qualidade de forma clara e acessível para a população”.

Os guias podem ser baixados gratuitamente, impressos e levados para campo. Os Guias “Árvores do Parque das Dunas” e “Cactaceae do Rio Grande do Norte” podem ser baixados no site do Museu: fieldguides.fieldmuseum.org

O Museu Field de História Natural

É um museu de história natural situado na cidade de Chicago, Illinois/EUA. O local abriga mais de 20 milhões de espécies em coleção e foi incluído no Registro Nacional de Lugares Históricos em 1975, sendo considerado um dos maiores museus do mundo.