A Escola de Governo do Rio Grande do Norte (EGRN) retoma as ações de interiorização do conhecimento com a abertura de dois novos cursos na cidade de Mossoró, programados para os meses de julho e agosto. Os servidores públicos da região podem participar dos cursos de Redação Oficial e de Arquivologia Básica. As inscrições para essas oportunidades estão abertas na página da Escola de Governo ou diretamente acessíveis pelos links abaixo.
Esta iniciativa da EGRN visa criar novas oportunidades de cursos fora da capital do estado, sendo Mossoró a primeira parada dessa retomada, com previsão de abertura de turmas em outros municípios, como Caicó, em breve.
De acordo com o diretor-geral da EGRN, professor João Emanuel Evangelista, trata-se de uma demanda dos próprios servidores. "Os servidores estão reinvindicando a oferta de cursos presenciais no interior do estado há bastante tempo. E agora vamos conseguir atender a contento, inicialmente em Mossoró e depois em outras cidades. A intenção da Escola de Governo é multiplicar o conhecimento cada vez mais e essa interiorização é o primeiro passo para fazer isso acontecer".
SOBRE OS CURSOS
Arquivologia Básica
Voltado para servidores que realizam atividades arquivísticas, este curso tem como objetivo capacitar a equipe a conhecer a natureza dos arquivos, os métodos e as técnicas necessárias para sua constituição, organização e desenvolvimento. A formação também visa promover maior qualidade e rapidez no acesso à informação para a tomada de decisões.
As inscrições estão abertas pelo link https://suap.rn.gov.br/eventos/inscricao/128/ até o dia 24 de julho. As aulas terão início no dia 29 de julho às 8h, com encerramento no dia 1 de agosto às 17h30.
Entre os conteúdos abordados no curso estão o histórico e os conceitos da arquivologia, além do entendimento do arquivo e do documento arquivístico. Também serão discutidas as três idades documentais e as funções arquivísticas, assim como a segurança da informação, ética e legislação na arquivologia.
O curso de Arquivologia também abordará tópicos essenciais, incluindo aspectos físicos e cuidados para arquivamento, guarda e conservação dos documentos. Serão apresentados métodos de classificação, além de noções sobre conservação e preservação de documentos. O curso também incluirá noções de gestão de documentos e cuidados específicos com documentos eletrônicos, garantindo uma formação completa e atualizada para os participantes.
Redação Oficial
Entre os dias 12 e 16 de agosto, ocorrerá o curso de Redação Oficial. As inscrições estão disponíveis até o dia 7 de agosto pelo link https://suap.rn.gov.br/eventos/inscricao/116/. Os horários da formação variarão: no primeiro dia, das 14h às 18h, nos dias 13, 14 e 15 nos turnos manhã e tarde, e no último dia apenas pela manhã, das 8h às 12h.
Com 30 horas de carga horária, o curso tem como objetivo capacitar os servidores no domínio das técnicas e normas relativas à redação oficial, visando o aprimoramento de suas habilidades de comunicação escrita. O curso busca garantir a produção de documentos claros, coesos, concisos e adequados aos padrões exigidos pela administração pública, promovendo uma gestão eficiente e transparente por meio da comunicação escrita.