Isolda Dantas comemora antecipação da formatura dos estudantes de medicina da UERN



A deputada Isolda Dantas (PT) comemora nesta segunda-feira (6) a portaria da Secretaria de Educação autorizando o adiantamento da formatura dos estudantes de medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Há duas semanas a deputada solicitou a antecipação da formatura com o intuito de fortalecer a frente de batalha contra o Coronavírus no RN.

Isolda Dantas tem dialogado com os concluintes, o Governo do Estado e a UERN por entender a urgência de aumentar o número de profissionais de saúde no Estado para atuarem na contenção da epidemia. “A crise atual requer um maior número de médicos na rede pública e até na rede privada e os executivos federal, estadual e municipal estão viabilizando a convocação de médicos por meio de editais de chamamento público nos quais se oferecem vagas”, destacou a parlamentar.

Segundo as regras do Ministério da Educação (MEC), os alunos do curso de Medicina precisam cumprir uma carga horária mínima de 7.200 horas para se formar. A UERN exige bem mais que o MEC, sendo exigidas 9.690 horas. Mas a turma de Medicina da UERN já cumpriu 9.060 horas, totalizando-se em aproximadamente 93% da carga horária cumprida.

A deputada destaca que recentemente foram julgados diversos casos em que se autoriza a antecipação da colação de grau já no contexto da crise do Coronavírus. Diante dos constantes pedidos, o Governo Federal publicou uma medida provisória n.934 em que autoriza que tal antecipação seja feita em todos os cursos de saúde.

“Considerando o quadro pandêmico do novo Coronavírus, que pode superlotar e sobrecarregar o sistema público de saúde, é preciso que o Estado do Rio Grande do Norte não espere, se previna de todas as formas. Contratar mais profissionais da saúde em caráter emergencial é fundamental. Vitória da saúde!”, comemorou Isolda.