O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), irá lançar, na próxima sexta – feira (6), o Programa Estadual de Fortalecimento do Cooperativismo e Associativismo Solidário da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (Cooperafes) e anunciará um conjunto de ações para o fortalecimento da política pública de extensão rural no Rio Grande do Norte por meio da Emater-RN. O evento será realizado no auditório da Governadoria, Centro Administrativo do Estado, às 14h.
O Cooperafes tem por objetivo promover a expansão e consolidação do cooperativismo e associativismo da agricultura familiar do RN por meio de políticas públicas estruturantes que ofereçam condições de produção de alimentos saudáveis, acesso a mercados e organização social.
“Queremos também implantar programas de educação, formação e capacitação em cooperativismo solidário para associados, dirigentes e seus familiares, bem como promover a divulgação do tema cooperativismo nos demais setores da sociedade potiguar”, disse Alexandre Lima, titular da Sedraf, ao falar dos objetivos específicos do programa. O Programa pretende ainda ampliar o número de empreendimentos cooperativos e elevar o percentual de agricultores familiares, jovens e mulheres associados às cooperativas da agricultura familiar; bem como, articular e mobilizar fontes de apoio, financiamento e de crédito adequadas à realidade das cooperativas e associações.
Em comemorado ao Dia Nacional do Extensionista Rural, o Governo do Estado apresentará ações de investimentos para o fortalecimento institucional da Emater-RN com a entrega de carros, equipamentos de informática, construção de escritórios e reformas de dez unidades administrativas no interior do estado. Na ocasião também será lançado o Programa Estadual de Estímulo à Ampliação do Acesso ao Crédito Rural (Pró-Crédito)
Atualmente, o Rio Grande do Norte tem 25 cooperativas de agricultores familiares, que representam mais de 2.000 famílias cooperadas. Essas famílias coordenam as atividades de produção e beneficiamento das cadeias produtivas mais representativas da agricultura familiar no estado, tais como leite, hortifrutigranjeiros, mel, caju e castanha, arroz vermelho, e estão presentes nos 10 territórios do RN.
Na ocasião, o Governo do Estado, por meio da Sedraf, irá assinar um protocolo de intenção com o Banco do Brasil para conceder acesso ao crédito rural qualificado, para atender a necessidade de fomento na produção de alimentos saudáveis, beneficiamento e comercialização, através da agricultura familiar e suas organizações.