Especialização em Gestão Pública abre 90 vagas para servidores públicos do RN

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Gestão Pública, ofertado pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo (EGRN), em convênio com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Ao todo, estão sendo disponibilizadas 90 vagas para o funcionalismo público estadual, sendo 45 para uma turma realizada em Natal e outras 45 vagas para uma turma em Mossoró. As inscrições devem ser feitas através do site www.escoladegoverno.rn.gov.br, onde é também possível consultar o edital do processo seletivo.


Poderão concorrer os servidores ocupantes de cargo efetivo, que tenham concluído uma graduação reconhecida oficialmente, estejam desenvolvendo atividades em áreas inerentes à Gestão Pública e não se encontrem em período de estágio probatório, além de possuírem, no mínimo, mais três anos de efetivo serviço público antes de se aposentar. Os selecionados arcarão com 10% do custo unitário do curso, por vaga, cujo valor será descontado em folha de pagamento, no período de 12 meses consecutivos, enquanto os 90% restantes serão custeados pelo Governo do Estado, através do Fundo de Desenvolvimento de Pessoal (Fundespe). Servidores aprovados na seleção que comprovem ganhar até dois salários mínimos, entretanto, ficarão isentos das parcelas, devendo assim anexar uma cópia do contracheque a documentação de inscrição.

O curso em nível de pós-graduação tem por finalidade atualizar e qualificar servidores estaduais em efetivo exercício de funções públicas. Para o secretário da Administração, Pedro Lopes, a formação permitirá aos discentes desenvolverem competências em áreas como planejamento estratégico, gestão de projetos, elaboração e análise de políticas públicas, administração financeira e orçamentária, além de liderança e tomada de decisões qualificadas. “Essas habilidades são fundamentais para promover uma gestão eficiente, transparente e responsável dos recursos públicos, garantindo a prestação de serviços de qualidade à população. Nesse sentido, a oferta da Especialização em Gestão Pública representa uma excelente oportunidade dos servidores se qualificarem ainda mais”, afirmou.




A matriz curricular do curso compreende um total de 450 horas/aulas, distribuídas em 18 meses de execução. As aulas serão realizadas de modo quinzenal, nas sextas-feiras à tarde e, nos sábados, no horário matutino e vespertino. Em Natal, a Especialização será realizada na sede da EGRN, no Centro Administrativo e, em Mossoró, na Faculdade de Ciências Econômicas (Facem) do Campus Central da UERN. As aulas inaugurais estão previstas para acontecerem nos dias 09 e 16 de agosto, respectivamente.

INSCRIÇÃO

O período para que os servidores públicos do RN consigam se inscrever permanecerá aberto até às 23h59min do dia 06 de julho. A seleção dos candidatos acontecerá em duas etapas, sendo a primeira classificatória, por meio da análise e avaliação do pré-projeto de pesquisa. Já a segunda, também classificatória, será a realização de uma entrevista com todos os inscritos.

O Pré-projeto de Pesquisa deverá ter no máximo 05 páginas textuais, e deve ser elaborado conforme modelo do Anexo 01 do Edital, além de ser anexado no ato da inscrição em formato PDF. Serão observados ainda aspectos de linguagem e conformidade com as normas da ABNT vigentes. O candidato que não apresentar o pré-projeto, ou que obtenha nota de avaliação igual a 0,0 será desclassificado do processo seletivo.

A divulgação do resultado preliminar da primeira etapa está prevista para 09 de julho. O resultado dos recursos e o resultado final devem ser divulgados no dia 12 de julho. As entrevistas serão realizadas entre 17 e 26 de julho, com o resultado desta etapa marcado para os dias 30 de julho (preliminar) e 02 de agosto (após análise de recursos).