GOVERNO LULA APOIA PESCADORAS ARTESANAIS DO LITORAL DO RN

A ação do Governo Federal através da parceria da Anater com a Consultoria Terra Viva, está apoiando as pescadoras de Galinhos/RN que tem sido beneficiada pelo programa ATER Mulheres, uma iniciativa que visa capacitar e estruturar pescadoras e marisqueiras para que possam desenvolver suas atividades de forma mais organizada e sustentável.

O Programa ATER Mulheres, que se estende pelo Rio Grande do Norte, tem entre seus principais objetivos o fortalecimento de pequenos grupos de pescadoras e marisqueiras que têm na pesca artesanal sua principal fonte de renda. Em Galinhos, o projeto atende diretamente a um grupo de 22 mulheres, das quais 11 já foram beneficiadas pelo Fomento Rural, recebendo recursos para investir em suas atividades.

A primeira parcela do Fomento Rural foi essencial para que essas mulheres pudessem adquirir ferramentas e equipamentos que aprimorassem sua capacidade produtiva e logística. Com esse apoio, o grupo conseguiu adquirir canoas, motores, frezers, rabetas, utensílios de cozinha, como aqueles voltados ao preparo de mariscos, e até charretes para facilitar o transporte.

Esses itens são fundamentais não só para aprimorar o dia a dia do trabalho, mas também para garantir a segurança e aumentar a produtividade.

Além do apoio material, o projeto ATER Mulheres oferece cursos e capacitações nas áreas de associativismo, cooperativismo, educação ambiental, manipulação de pescado e culinária. Com essas formações, as pescadoras e marisqueiras têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e fortalecer a atuação em grupo, criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e sustentável. 


O impacto do projeto já é percebido nas palavras emocionadas de uma das beneficiárias, Midiam, que compartilhou sua gratidão pelo apoio recebido: “Mais um sonho que realizei graças a Jesus que mandou essas bênçãos para nosso grupo.” O depoimento de Midiam reflete o impacto positivo que o ATER Mulheres trouxe para essas pescadoras, proporcionando não apenas o incremento de suas atividades, mas também uma nova perspectiva de futuro.

De acordo com Caramuru Paiva, Gerente de Gestão de Contratos da Anater/Governo Federal, a iniciativa ATER Mulheres tem demonstrado, em Galinhos, o valor do apoio institucional na promoção do empoderamento feminino e da sustentabilidade das comunidades pesqueiras. Com o fortalecimento dessas pescadoras, o programa contribui para a economia local e para a preservação da cultura e dos recursos naturais da região.

O trabalho em Galinhos também conta com a parceria com a Colônia de Pescadores que é Presidida pela pescadora Rosângela da Silva.