Paraolimpíadas Escolares 2019 contarão com 68 estudantes potiguares

ASSECOM/SEEC
Rompendo as barreiras do preconceito, 68 estudantes-atletas do Rio Grande do Norte participarão da Paraolimpíadas Escolares 2019. Na última semana, a equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) recebeu a Delegação do Rio Grande do Norte que irá competir neste ano. O encontro serviu para integrar os atletas e repassar informações sobre a viagem. O campeonato que tem o intuito de estimular a participação de estudantes com deficiência visual e intelectual em atividades esportivas dentro das escolas. 

O secretário da SEEC, Getúlio Marques, esteve presente no encontro e agradeceu a todos pela confiança. “Vamos fazer um esforço grande para que tudo isso que fizemos e construímos neste ano seja multiplicado nos próximos anos”, afirma o responsável pela pasta. 

As competições da Paraolimpíadas Escolares, serão realizadas entre os dias 18 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paraolímpico, na cidade de São Paulo (SP). O coordenador do paradesporto Tibério Maribondo enfatiza que as expectativas são as melhores e que é fundamental o cuidado da gestão em uma educação e esporte que contemplem todos os estudantes. “Temos certeza que aqueles que estarão na competição, vão retornar com mais autonomia e autoestima e com a certeza que o nosso estado e o comitê paraolímpico têm trabalhado para melhorar a dignidade da pessoa humana”, afirma o Tibério. 

Este é um dos maiores eventos do mundo para estudantes com necessidades especiais. Para Mateus Gabriel, estudante da escola estadual Henrique Eufrásio de Santana, localizada no município de Pureza (RN), e que competirá na modalidade de atletismo, do qual já treina há mais de três anos, o evento é importante porque você consegue conhecer novas pessoas e alcançar metas. “Você conhece novas pessoas, realiza sonhos e tem uma vida melhor”, explica o estudante.