Programa CredJovem realiza capacitação de jovens empreendedores

A fim de capacitar e promover a autonomia financeira da juventude potiguar, o Governo do Estado segue trabalhando de forma contínua no Programa CredJovem. A palestra de capacitação foi realizada na última sexta-feira (11) e pode ser acessada no canal do YouTube da Sejuv

Com a contribuição do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, foram abordados conteúdos importantes para a gestão de empreendimentos. Além disso, a Agência de Fomento do Rio Grande do Norte - AGN orientou quanto ao preenchimento do Plano de Negócios e solicitação do microcrédito pelo Programa.

A última etapa de inscrições do Programa CredJovem contou com um saldo de 1631 inscritos, de 90 municípios do Rio Grande do Norte (Angicos, Assu, Baía Formosa, Baraúna, Brejinho, Bodó, Carnaúba dos Dantas, Currais novos, Doutor Severiano, Fernando Pedroza, Florânia, Guamaré, Jucurutu, Lucrécia, Maxaranguape, Paraná, Parelhas, Pendências, Poço Branco, Riacho da Cruz, Santana do Seridó, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São Miguel, São Rafael, Senador Georgino Avelino, Serra Negra do Norte e Touros). 

Após a capacitação, os jovens inscritos têm até dia 10/07 para entrega da documentação necessária para continuidade do processo. A documentação deve ser entregue ao gestor responsável de cada município.

No ato da entrega ou envio dos documentos, o jovem interessado no programa precisa apresentar, além do formulário do Plano de Negócios e da Ficha do Avalista (caso a solicitação seja individual e com aval de terceiro), a seguinte documentação: Cópia da identidade e CPF; Certidão de estado civil (nascimento, casamento, divórcio ou óbito do cônjuge); Comprovante de residência atualizado; Fotos do empreendimento, estoque, mercadorias e/ou serviços; e foto panorâmica da fachada do empreendimento, caso possua.

Caso o jovem seja MEI, é necessária a apresentação da documentação da empresa: CNPJ; Certificado de microempreendedor; SIMEI (Declaração anual 2020); e Certidão Negativa da União do CNPJ.

O jovem pode optar pelo aval solidário, em que jovens inscritos no programa são avalistas uns dos outros em dupla ou trio, ou pelo aval de terceiro, indicando uma pessoa como seu avalista. 

Ainda deverá ser entregue a documentação pessoal (cópia da identidade, CPF e comprovante de residência atualizado) do cônjuge do jovem, se houver, e do avalista e do seu cônjuge, se houver. Após a entrega, as documentações serão encaminhadas para a AGN e submetidas à análise para liberação do crédito.