A diretoria da Associação Potiguar de
Energias Renováveis – APER participou de uma reunião, nesta terça-feira (14), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico do RN - SEDEC, com o secretário Jaime Calado, onde foram apresentados os avanços alcançados pela energia solar distribuída no RN e seus impactos econômicos e sociais.
Em 2022, a estimativa é de que o setor tenha recebido investimentos da ordem de R$ 771 milhões, representados por mais de 19 mil novos sistemas que foram conectados à rede de energia elétrica durante o ano. No final do mês de janeiro, já eram cerca de 40 mil sistemas instalados no RN, em todos os municípios do Estado.
Durante a reunião, foi destacado ainda que o setor é composto predominantemente por micro e pequenas empresas, espalhadas por todas as regiões do estado, gerando milhares de oportunidades de trabalho. De acordo com dados divulgados pela associação Movimento Solar Livre, o setor de energia solar distribuída já é responsável por mais de 10 mil empregos no RN.
“A expectativa da APER é de que o setor continue a crescer, dadas as grandes vantagens que oferece em termos de economia para as famílias e empresas”, destacou o presidente Cassio Maia.
O Secretário Jaime Calado reafirmou o total apoio da sua secretaria e do Governo do Estado ao setor, pelos impactos econômicos e sociais que apresenta, de forma descentralizada, abrangendo todas as regiões do Estado.
Participaram da reunião o secretário Jaime Calado, o chefe de gabinete Hélio Duarte, o presidente e o vice da APER, Cássio Maia e José Maria Vilar, além do conselheiro da APER Paulo Morais.