Instituto do Bem arrecada doações para armazenamento de córneas destinadas a transplantes

O Banco de Olhos do Rio Grande do Norte está sob risco de ficar sem Optisol, solução usada para o armazenamento e preservação de córneas que serão destinadas a transplantes. Por isso, o Instituto do Bem está realizando uma campanha para arrecadar doações para a comprar o produto. 

No Rio Grande do Norte, o Banco de Olhos está localizado no Hospital Universitário Onofre Lopes, da UFRN. De acordo com Brenda Cirne, assistente social do Instituto do Bem, o Governo Federal não destinou recursos para a compra do Optisol. Atualmente, uma caixa com 12 frascos da solução custa R$ 5.888. Por mês, o Banco de Olhos precisa de três caixas do produto, com um custo total de R$ 17.664.

"Conseguimos uma doação para os meses de janeiro e fevereiro, que está chegando ao fim. Precisamos garantir a solução para que as córneas armazenadas não sejam perdidas e que a captação do órgão para transplante continue", explica Brenda.

A doação pode ser feita através do pix da associação, no CNPJ 15045171000104. Além de arrecadar os recursos, o Instituto do Bem ficará responsável pela compra do produto e prestação de contas.