“O esporte virtual se revela como mecanismo de socialização, diversão e aprendizagem, seguindo o mesmo caminho dos esportes tradicionais. Essa iniciativa enseja a possibilidade de estimular a cidadania, levando os jogadores a se entenderem como adversários e não como inimigos, na origem do fair play, para a construção de identidades, baseada no respeito. Diante deste cenário, a virtualização esportiva é de relevante interesse público, que contribui significativamente na melhoria da capacidade intelectual, fortalecendo o raciocínio e habilidade motora de seus praticantes”, destaca a presidente da Fern, Tabata Diniz.
Segundo a Federação de eSports do RN, a competição escolar se faz necessária para que seja ensinada e praticada, independentemente do credo, raça e divergência política, histórica e/ou social, combatendo a discriminação de gênero, etnias, credos e o ódio, que podem ser passados subliminarmente aos sujeitos-jogadores nos games. As modalidades oferecidas nesta primeira edição são: free fire 4x4, league of legends 5x5 e efootball mobile x1. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 26 de outubro e a quantidade de representantes por modalidade em cada escola é livre, podendo, assim, ter mais de um time.
Os organizadores alertam que a seletiva acontecerá de forma on-line, mas as finais serão de forma presencial, nos dias 18 e 19 de novembro, contra os times escolares finalistas da Federação Cearense de Esporte Eletrônico – FCDEL (Instagram @_fcdel). Os finalistas se enfrentarão na Arena das Dunas dentro do evento DigicomXP (Instagram @DigicomXP), realizado pela Liga Digicom, uma das mais renomadas do segmento no Nordeste e País (Instagram @ligadigicom). Inscrições e informações de cada modalidade no site: fern.net.br/esports-escolares-do-rn.