Empresa do Metrópole Parque é premiada em programa de aceleração na Polônia
Startup atua com soluções com potencial de simular, em formato de games, processos em Saúde, como cirurgias e consultas
Após ter sido uma das seis startups brasileiras selecionadas para o Brasilesia – programa de aceleração cruzada e de internacionalização feito entre Brasil e Polônia –, a EVIS, empresa associada ao Parque Tecnológico Metrópole Digital (Metrópole Parque) recebeu, na última semana, uma premiação durante um demo day internacional com investidores.
Especializada em tecnologia para a área da Saúde, a startup apresentou, durante um evento online, seu negócio a cerca de sete investidores poloneses. A empresa se destacou entre as cinco finalistas do programa, recebendo, por isso, um prêmio de 25 mil dólares e auxílio burocrático para soft landing na Polônia – facilidades institucionais que auxiliam a implementação da empresa no país europeu.
Segundo Luís Carlos Alípio, CEO da EVIS, o feito é uma grande conquista, inclusive do ponto de vista pessoal. “Começamos literalmente desenvolvendo tecnologia no quintal de casa. Éramos apenas alunos que enxergavam as dores em comum de um determinado segmento e, hoje, conseguimos ultrapassar grandes empresas e alcançamos a Polônia, resultado de uma semente plantada desde o início”, comenta Alípio.
Ainda segundo o CEO, o destaque também contribui para a startup potiguar se preparar ainda mais para o mercado internacional, visto que o programa de aceleração também contribuiu para o ajuste dos modelos de negócios ao estilo europeu.
No caso da EVIS, os planos para o próximo ano são de visitar e de se estabelecer na Polônia, implementando sua atuação junto a clientes do país – em especial na região da Alta Silésia, onde se localiza a cidade de Katowice – e de toda a União Europeia. Alípio afirma já ter iniciado contato com instituições de países como Portugal e Reino Unido.
Brasilesia
Conduzido anualmente, no formato remoto, o programa Brasilesia é uma iniciativa colaborativa feita entre Brasil e Polônia que visa possibilitar a expansão de empresas para mercados estrangeiros.
Para isso, a iniciativa promove mentorias individuais e acesso a investidores e fundos de venture capital – tipo de investimento especializado em negócios emergentes e com alto potencial de crescimento. Todos os anos, a iniciativa abre apenas seis vagas para empresas brasileiras.
"Ao iniciarmos o programa, nos deparamos com problemas e dores diferentes dos que resolvemos no Brasil. Então a EVIS passou por uma repaginada em suas soluções para atender ao mercado europeu”, conta Alípio.
EVIS
Atualmente, a EVIS trabalha com soluções de software com potencial de simular, em formato de games, processos em Saúde, como cirurgias e consultas.
Por meio de óculos de realidade virtual, estudantes e profissionais podem praticar atividades de atendimentos reais, sejam eles clínicos ou cirúrgicos.
Mais informações estão disponíveis neste link.